BEAST 2024 PROGRAMA GERAL
“Para onde vamos?” é o mote do programa da 7ª edição
O BEAST International Film Festival regressa ao Porto de 25 a 29 de Setembro de 2024 em vários espaços da cidade — Batalha Centro de Cinema, Cinema Passos Manuel, Cinema Trindade, OKNA e Térmita – com sessões de cinema, conversas, oficinas, exposições e muito mais!
A competição oficial deste ano conta com 23 curtas-metragens de 13 países. Uma selecção repartida em 4 categorias: EAST WAVE (ficção), EAST DOC (documentário), EXPERIMENTAL EAST (experimental) e ANIMAEAST (animação). O júri desta edição é composto por Heleen Gerritsen (directora do goEast), Juliana Julieta (artista visual), Tadeusz Strączek (director do Watch Docs), para as categorias EAST WAVE e EAST DOC; e Eugen Jebeleanu (realizador, actor), Jakub Spevák (escritor, argumentista e diretor artístico do Festival Anča), Marika Agu (curadora e gestora de arquivos no CCA), para as categorias EXPERIMENTAL EAST e ANIMAEAST.
O BEAST convida o público a descobrir um vasto espectro de pérolas cinemáticas do país foco desta edição, a Estónia. Acrescem-se os programas: SESSÃO DE ABERTURA, TARTU DOCS ARTS OF SURVIVAL e CLUB CLASSICS: VIDEO ART.
A SESSÃO DE ABERTURA do festival dá a conhecer três curtas-metragens do contexto mais recente do país: “Sauna Day” (2024), de Anna Hints e Tushar Prakash, “Heiki on the Other Side” (2022), de Katariina Aule e “Miisufy” (2024), de Liisi Grünberg. “Sauna Day”, recém estreado no festival de Cannes. Esta edição destaca a presença dos realizadores Anna Hints e Tushar Prakash no festival, que partilham com o público o seu processo criativo, numa conversa no café-bar do Batalha Centro de Cinema, com entrada livre.
Tartu, no sul da Estónia, é a Capital Europeia da Cultura deste ano e, nesse contexto, foi desenvolvido o projecto “Arts of Survival”, que reuniu oito realizadores que documentaram diferentes histórias da região. O BEAST apresenta uma selecção de três curtas-metragens que marcam estreia em Portugal: The River and A Cat, de Maria Aua, Hilda Ha. Off the Grid, de Eva Kübar e The House, de Carl Olsson.
O BEAST mantém a sua ligação com a video-art, e este ano apresenta CLUB CLASSICS: um programa dedicado a obras de video-art dos anos 2000, com o mote lançado pela pista de dança – e tudo o que vem depois.
A secção VISEGRAD FILM HUB está de regresso e conta com quatro sessões: LAPILLI, CINE-GEOGRAFIA: Blackness and Race in the PRL, POLISH YOUNG TALENTS e FAIRY GARDEN.
LAPILLI é a mais recente longa-metragem de Paula Ďurinová, que esteve na Competição Proxima do Karlovy Vary 2024 e que tem agora estreia portuguesa no BEAST. O CINE-GEOGRAFIA, espaço dedicado à ligação entre a Europa Central e de Leste e África, está de regresso, sob o título Blackness and Race in the PRL, um programa com curadoria de Magda Lipska e Monika Talarczyk. POLISH YOUNG TALENTS, com curadoria do Short Waves Film Festival, traz uma selecção de curtas-metragens de ficção, documentário e animação de jovens realizadores polacos. O curador Szymon Stemplewski estará presente na sessão. O BEAST apresenta também FAIRY GARDEN, de Gergő Somogyvári. O filme, exibido em colaboração com o Verzió International Human Rights Documentary Film Festival, foi o vencedor do Prémio do Público da última edição do festival. A sessão conta com a presença do realizador.
A secção HOW TO CARE FOR COSMOS apresenta os programas SUCH FEELING, AFTERWATER e QUEER UKRAINE: SUNNY BUNNY. SUCH FEELING, de Alex Baczyński-Jenkins e AFTERWATER, de Dane Komljen, são duas longas-metragens exibidas no decorrer deste programa, que também conta com a exibição de cinco curtas ucranianas no QUEER UKRAINE: SUNNY BUNNY, com curadoria do primeiro festival de cinema queer da Ucrânia.
Por fim, a secção EEFFN – Eastern European Film Festival Network – espaço para exibição do filme vencedor do prémio da EEFFN (uma network composta por festivais de seis países, nomeadamente Alemanha (GoEast Film Festival), Holanda (Eastern Neighbours Film Festival), França (l’Est Film Festival), Luxemburgo, Áustria (EU Youth Cinema: Green Deal) e Portugal (BEAST IFF)) – consiste na exibição do filme January, de Viesturs Kairiss.
Como parte do programa paralelo, destaca-se uma conversa promovida em parceria com o Institute of Documentary Film sobre as contribuições dos cineastas e produtores de etnia cigana, a nível local e internacional. Durante um fim de semana será ativada a instalação artística imersiva de Štefan Oliš, em colaboração com a TRAKT — uma combinação de narrativas interativas e paisagens sonoras experimentais, permeada por video art, som, pintura e grafismos.
Oitenta filmes provenientes de 19 países compõem as sessões durante cinco dias. Há festa de abertura no café-bar do Batalha Centro de Cinema e três festas no Cinema Passos Manuel, incluindo a de encerramento.
Não percas a oportunidade e experienciar novamente o melhor do Wild Wild East!