Beast International Film Festival 25 — 29.09.2024

O BEAST ANUNCIA O PROGRAMA COMPLETO DA 6ª EDIÇÃO

BEAST anuncia o programa completo da 6ª edição, sob o tema "no happy ever after"

A competição oficial deste ano conta com 37 curtas-metragens de 22 países numa secção que trará ao Porto o melhor que é produzido na região. Esta selecção está repartida em 4 categorias: EAST WAVE (ficção), EAST DOC (documentário), EXPERIMENTAL EAST (experimental) e a mais recentemente criada ANIMAEAST (animação).

No programa FOCUS COUNTRY, o BEAST irá apresentar uma retrospectiva  de Karpo Godina. com uma selecção de curtas-metragens realizadas entre os anos 60 e os anos 70. O festival apresenta ainda a primeira longa-metragem eslovena — “In the Kingdom of the Goldhorn”, de Janko Ravnik, num cine-concerto com a participação do artista sonoro Ivo São Bento. 

O programa FOCUS SLOVENIA inclui um espaço para imersão no universo de video-art do país, com uma sessão de vídeos, FEAST | BODY, criada com o apoio da DIVA Station, que inclui uma performance pela artista Pauline Maure. Estes filmes juntam-se aos já anunciados filmes de abertura, às sessões de SCHOOL VISIT, e um filme que integra o programa Queer. O programa de Foco Eslovénia conta com o apoio do Slovenian Film Center, a Kinoteka, a DIVA Station e o Consulado Honorário da Eslovénia no Porto.

Este ano, o programa queer, recorrente no festival, assume o título How to care for cosmos. Parte do programa foi criado em colaboração com 2 festivais de cinema: SLOVAK QUEER FILM FESTIVAL e SUNNY BUNNY. A estas sessões junta-se também a exibição do documentário esloveno “LGBT_SLO_1984”, de Boris Petkovič, previamente anunciada.

O programa CINE-GEOGRAFIA SOCIALISTA | ÁFRICA – EUROPA DE LESTE regressa ao festival, com a curadoria da investigadora Iolanda Vasile, fundadora da ONG South Talks. Promove uma sessão de visionamento do documentário “Journey… far away from Africa” de Traian Cocoș e Răzvan Marchiș, seguida de uma talk com Iolanda Vasile. 

Na secção VISEGRAD FILM HUB é apresentado o programa THE RAISIN PROPHECY: ESTER KRUMBACHOVÁ. Duas sessões dedicadas ao trabalho de Ester Krumbachová, fundamental na cena da New Wave Checa. A secção VISEGRAD inclui um programa em parceria com o festival Primanima e uma sessão especial de “Nightsiren” (2022), de Tereza Nvotová. 

POST PXRN — Radical Visibility é uma secção criada em colaboração com o festival polaco Post Pxrn Film Festival Warsaw. Reclama a resistência, a redescoberta do prazer como direito fundamental, e a liberdade, livre de imposições e narrativas religiosas. 

O BEAST lança o programa RE/FOCUS: secção que surge de uma vontade de re/conectar com os Focus Countries das edições anteriores. Assim, a Lituânia, País em Foco em 2019, regressa através de uma sessão especial, com a exibição do documentário “Roberta” (2023), realizado por Elena Kairyte. 

Finalmente, o festival apresenta o DOCNOMADS – SHORT STORIES: uma exibição de quatro curtas-metragens do DOC NOMADS Master Degree in Documentary Filmmaking.

Além das projeções, o festival conta com mais 10 eventos paralelos. Entre conversas, uma exposição de artes visuais e até uma experiência gastronómica performativa, o BEAST pretende activar todos os sentidos. Destaque para a Oficina de Animação, direccionada para crianças dos 8 aos 12, promovida em parceria com Primanima Hungary

O BEAST acontece de 27 de Setembro a 1 de Outubro no Batalha Centro de Cinema, Casa Comum – Cultura U.Porto, Casa das Artes, Cinema Trindade e Passos Manuel. O festival é organizado pela OKNA — Associação Cultural, com o apoio do International Visegrad Fund e da Câmara Municipal do Porto.