BEAST INTERNATIONAL FILM FESTIVAL 27.09 — 01.10.2023

BEAST IFF ENCERRA A SUA EDIÇÃO DE 2021 NO PORTO

O BEAST International Film Festival acabou por concretizar a programação deste ano em diferentes etapas, de modo a visar pela segurança e saúde do público em razão da COVID-19. 

Apresentado pela Associação Cultural OKNA em coprodução com a Câmara Municipal do Porto e com o apoio de institutos culturais locais e internacionais, o BEAST International Film Festival tem funcionado desde 2017 como um canal complexo de cultura contemporânea da Europa Central e de Leste ao público português.

Neste sentido, o BEAST IFF realizou em março deste ano uma bem-sucedida edição online, que ultrapassou a marca das dez mil visualizações e apresentou mais de 60 curtas, médias e longas metragens, tendo ainda parte de seu programa disponibilizado a partir da plataforma de VoD Filmin Portugal. Além disso, também foram transmitidas mais de 20 atividades especiais ao longo da edição, como performances, entrevistas com realizadores, palestras e discussões com membros da indústria cinematográfica, como as produtoras Ada Solomon e Monica Lăzurean Gorgan.

Ainda na esfera da edição online, também foi promovida a Competição Oficial do BEAST IFF 2021. Neste ano, foram laureados pela equipa de jurados os filmes: SH_T HAPPENS (EAST WAVE Award, Michaela Mihalyi e David Štumpf, República Checa); Arte Pura (EAST DOC Award, Maksim Shved, Polónia e Bielorússia) e O Rio Perto (experimentalEAST Award, Marta Hryniuk, Polónia). A programação acabou por abrir um guarda-chuva cultural que cobriu 20 países, com um foco único na diversidade.

Diante da resposta positiva do público ao programa online e das novas medidas de desconfinamento propostas pela Direção-Geral da Saúde, o BEAST IFF decidiu por estender novamente a sua programação às tradicionais salas de cinema do Porto, que sempre o acolheram. Este segundo ciclo do festival em 2021, denominado on-site, decorreu de 29 de abril a 03 de junho, e promoveu 15 sessões de cinema presenciais na cidade do Porto.

Foram projetados não apenas os destaques da programação online, bem como filmes ainda inéditos para aqueles que acompanharam a 4ª edição do festival do conforto de suas casas no começo do ano. Em meio a curtas metragens, longas de documentário e ficção, projecções em 16mm e atividades educativas, foram exibidos 38 filmes em cinco diferentes espaços culturais do Porto: Cinema Passos Manuel, Casa das Artes, Maus Hábitos Espaço de Intervenção Cultural, Livraria Térmita e OKNA Espaço Cultural.

A realização de todas as atividades citadas acima deve-se ao apoio e à participação fundamental de órgãos e instituições culturais como a Câmara Municipal do Porto, a Ágora, o International Visegrad Fund, o Instituto Cultural Romeno Lisboa, a Embaixada da Hungria em Lisboa, a Embaixada Eslovaca em Portugal, a Embaixada da Polónia em Lisboa e a Embaixada da Roménia em Portugal. 

Ao terem caminhado connosco na produção da edição deste ano, o público e os parceiros do festival permitiram ao BEAST fomentar a cena cultural portuguesa mesmo diante de um período tão adverso para o mundo e para os sectores criativos.