BEAST INTERNATIONAL FILM FESTIVAL

BEFORE THE FALL THERE WAS NO FALL. EPISODE 2: SURFACES

SYNOPSIS

“Episode 02: Surfaces” retrata murais e desenhos de Capacetes Azuis Holandeses na ‘Área Segura da ONU Srebrenica’ na Bósnia e Herzegovina 25 anos depois. Como é que as mãos dos soldados holandeses tocaram as superfícies do complexo militar em que residiam em Srebrenica? O que nos podem estas marcas dizer sobre a doutrina militar masculina holandesa, concetualizada pelos seus soldados nas paredes de Srebrenica? Como percebemos estas imagens na presença dos mortos?

BIOGRAPHY

A prática artística de Anna Dasović está focada nas estruturas retóricas que tornam a violência genocida visível e aquelas empregues para ocultar os aspectos politicamente inconvenientes de tais conflitos. O que estão as representações da violência destinadas a comunicar, apesar das suas intenções originais? Em que narrativas ideológicas essas representações participam a um nível estrutural? A produção e o uso de documentos (visuais) são examinados na busca pela descoberta da verdade ou das percepções sociais e/ou políticas que procuram formar, ao mesmo tempo em que expõem a incapacidade legislativa e arquivista de lidar com o trauma causado pela violência. Aqui, o arquivo age tanto como um lugar físico para esses documentos quanto como uma metáfora de humilhação e remorso coletivos. Central no seu trabalho é a exploração da figura do espectador e as maneiras pelas quais o inimaginável e o irrepresentável – categorias produzidas pelo discurso sobre o genocídio – são evocados para refutar a responsabilidade de testemunhar a violência. Dasović está interessada nessa rejeição e na exclusão do conhecimento que é mantido no corpo, mas negado pelas estruturas autoritárias da sociedade.

Competição Oficial
ExperimentalEAST

Anna Dasović

PAÍSES BAIXOS

2020

EXP.

20'

ENG.