Focus Estonia
Filmes de Abertura
A 7a edição do BEAST arranca com uma sessão composta por três curtas-metragens do contexto recente de cinema da Estónia: Sauna Day (2024), de Anna Hints e Tushar Prakash, Heiki on the Other Side (2022), de Katariina Aule e Miisufy (2024), de Liisi Grünberg. Desenha-se um tríptico cinemático que se conecta pelo aprisionamento daqueles – e daquilo – que acompanha- mos. Ao partir desse lugar para um outro, de contacto com outras possibilidades e outros universos, surgem diferentes resoluções, diferentes caminhos.
Club Classics: Video Art
O mote é lançado por Chase and Dance, de Kadriann Kibus e Liina Paakspuu. Estamos no início de um novo século, na Estónia, e acompanhamos um grupo de jovens que se prepara para sair à noite. A pista de dança transforma-se num espaço em que os passos são de engate: observamos a performance do jogo da conquista. A proposta do programa de video-art é de, nesse registo y2k, continuar pela noite dentro: uma simulação de outras sensações e de outros rituais do clubbing. Um espaço de fuga do corpo linear, de aproximação ao abraço da realidade expansível. De uma private pole dance num contexto queer; às passagens numa casa-de-banho; ao estado de perdição, embalado por uma dança (flutuante) de si só; ao potencial – ou quase inevitável – walk of shame. Esta selecção procura um toque no (ir)real que conquistamos nesse (possível) ser pleno, numa proximidade à interdimensionalidade além (ou sem) palavras: “maybe the sign that we’re on our own, but on our own together, trying to find the ways we can endure the end of this world.” (McKenzie Wark, 2023).
Este programa foi possível graças à colaboração com o Estonian Centre for Contemporary Art (CCA), e em particular de Marika Agu, e a generosidade des artistas presentes.
School Visit — Estonian Academy of Arts (EKA)
Fundada em 1914, a Academia de Artes da Estónia (EKA) é a única e mais antiga universidade pública de cultura visual da Estónia. Estudantes de todas as partes do mundo dedicam-se a estudar e a investigar para cultivar as suas capacidades analíticas e o seu pensamento crítico, com o objetivo de se tornarem criadores conscientes em termos ambientais e sociais. O departamento de Animação da EKA foi criado em 2006. O principal objetivo do programa é educar com sucesso os autores de filmes de animação, fornecendo-lhes conhecimentos teóricos e competências práticas. O objetivo adicional é contribuir para o desenvolvimento global da animação como forma de arte. Encorajamos os nossos alunos a criarem os seus filmes através das suas próprias abordagens únicas, pois damos ênfase ao facto de os alunos se realizarem como artistas de pleno direito, com as suas próprias filosofias, ideias e processos criativos.
A seleção de filmes para o BEAST 2024 contém filmes de mestrado e licenciatura dos últimos 3 anos, abrangendo várias técnicas e diferentes abordagens narrativas.
Togg
School Visit — Academia Estónia de Artes (EKA)
Focus Estonia
Sem atalhos
School Visit — Academia Estónia de Artes (EKA)
Focus Estonia
Flores de papoila
School Visit — Academia Estónia de Artes (EKA)
Focus Estonia
Recentes
School Visit — Academia Estónia de Artes (EKA)
Focus Estonia
Vida escondida
School Visit — Academia Estónia de Artes (EKA)
Focus Estonia
Acertar com o prego na cabeça
School Visit — Academia Estónia de Artes (EKA)
Focus Estonia
Revolutionem Cognitivam ou um léxico incompleto do seu corpo eletromagnético
School Visit — Academia Estónia de Artes (EKA)
Focus Estonia
O Guia do Malabarista
School Visit — Academia Estónia de Artes (EKA)
Focus Estonia
Cufufu
School Visit — Academia Estónia de Artes (EKA)
Focus Estonia
A minha mãe, o mar
School Visit — Academia Estónia de Artes (EKA)
Focus Estonia
Director Focus — Triin Ruumet
Expectations of character archetypes don’t always follow a linear or flat (shall we say superficial) one-dimensionality: this is where we find the true potential of the art of representing the “human being” in cinematic art. The behavior of individuals can take on anything from the most beautiful and sincere to the most disturbing and troubled forms. Triin Ruumet’s work can be found in this space of exploring the obscurity of the psyche, building universes that are as complex as they are rich, as unexpected as they are revealing. Something that could already be felt in great force in her first feature, The Days that Confused, and which is maintained with the same verve, albeit with different traits, in Dark Paradise. The film follows Karmen and her half-brother Viktor on a (bizarre) journey of mourning the death of their father. Paradise is far from the destination mapped out by each of these characters in this psychothriller: the hell that surrounds them and that they help to build is the endless, insatiable flame that drives them to (their) end.
Tartu Docs: Arts of Survival
Tartu, no sul da Estónia, é a Capital Europeia da Cultura deste ano. No contexto dos eventos e da programação, foi desenvolvido o projecto “Arts of Survival”. Oito realizadores, tanto da Estónia como de outros países, foram convidados em 2022 a retratar, através do documentário, diferentes histórias e temáticas da região do sul da Estónia. Em 2024, o resultado da sua residência artística formalizou-se e foram lançados os filmes, num conjunto denominado “Wild South”. O BEAST apresenta uma selecção de três curtas-metragens inseridas neste projecto: The River and A Cat, de Maria Aua, Hilda Ha. Off the Grid, de Eva Kübar e The House, de Carl Olsson. Uma selecção de registos de observação de espaços tanto exteriores como interiores, de animais a seres humanos, num retrato de diversidade de vivências na região.
Este programa foi criado com o apoio da equipa responsável pelo projecto Arts of Survival, do Tartu European Capital of Culture 2024.
Retrospektiva
A retrospectiva de cinema da Estónia tem como ponto central cinco documentários dos anos 70 e 80: Tänav 79, de Heli Speek, Linnaloom, de Peeter Tooming, Lasnamäe, de Mark Soosaar, Teel, de Valeria Anderson e Allika poole mineja, de Peeter Tooming. Iniciando uma jornada de paisagem cinemática a partir do centro (de movimento) de Tallinn, seguimos pelos subúrbios, viajando até à floresta. Por esta travessia, marcada por poucas falas mas fortes e entusiasmantes linhas musicais, traça-se um leve retrato urbano, suburbano e campestre, que segue tanto dos passos do humano como do animal e natural. A sessão não fica por aqui: a experiência inclui newsreels dos anos 60 e anúncios dos anos 80, criados pela Eesti Reklaamfilm, intercalados com os filmes e seguindo a linha temática proposta pelos mesmos.