/ Visegrad / Film / Hub /
O VISEGRAD FILM HUB, organizado pelo BEAST International Film Festival com o apoio do Internacional Visegrad Fund, apoia as obras audiovisuais da região V4 (República Checa, Hungria, Polónia, Eslováquia) através da ativação de redes e eventos educativos. Esta experiência de colaboração com instituições relevantes da região visa a exibição regular de filmes e o acesso a novos públicos no território português. Esta será a 6a edição do VFH, um encontro de entusiastas do cinema, jovens profissionais, e um passo em frente na construção da identidade do Novo Leste.
Parceiros de projeto: BRNO16 International Short Film Festival (CZ), Institute of Documentary Film (CZ), Short Waves Film Festival (PL), TRAKT (SK), Verzió International Film Festival (HU).
Polish Young Talents — Short Waves Film Festival
Sob o nome de Polish Young Talents, apresentamos uma secção de curtas-metragens de jovens realizadores polacos. Os títulos seleccionados foram premiados nos principais festivais polacos, como o Kraków Film Festival, o Polish Film Festival em Gdynia, o Warsaw Film Festival, o ANIMATOR International Animated Film Festival ou o Koszalin ‘The Youth and Film’ Film Debut Festival. As longas-metragens, o documentário e a animação seleccionados são uma combinação de consciência da beleza, sensibilidade para com o outro ser humano, juntamente com capacidades de realização aprofundadas de cineastas talentosos e nativos.
Estes milagres acontecem
Polish Young Talents — Short Waves Film Festival
Visegrad Film Hub
Um lindo prado de flores silvestres
Polish Young Talents — Short Waves Film Festival
Visegrad Film Hub
Basia: Três histórias curtas
Polish Young Talents — Short Waves Film Festival
Visegrad Film Hub
Sê alguém
Polish Young Talents — Short Waves Film Festival
Visegrad Film Hub
Cine-geografia: Blackness and Race in the PRL
Blackness and race in the PRL um programa de cinema dedicado à adaptação de estudantes do Sul global na República Popular da Polónia, monoétnica e branca, do pós-guerra. As curtas-metragens foram realizadas por estudantes da Escola de Cinema de Lodz que a frequentaram graças a acordos de bolsas de estudo entre os países do Bloco de Leste e os chamados países do Terceiro Mundo. A série é constituída por curtas- -metragens criadas entre 1966 e 1989 por estudantes de Marrocos, da Argélia e da Tunísia, com orientado- res académicos reconhecidos como mestres da escola polaca de documentário.
O programa faz parte do projeto mais amplo “Hope is of a different color” com o objetivo de apresentar a um público mais abrangente os pioneiros do cinema afri- cano, do Médio Oriente e da América do Sul formados na Polónia.
O programa é acompanhado pelo livro A Hope is of a different color. From the global South the Lodz Film School editado por Magda Lipska e Monika Talarczyk, Varsóvia-Lodz 2021.