/ Visegrad / Film / Hub /
/ VISEGRAD / FILM / HUB /, organizado pelo BEAST International Film Festival com o apoio do International Visegrad Fund, apoia as produções audiovisuais da região V4 (República Checa, Hungria, Polónia, Eslováquia) através da ativação de redes e eventos educativos. Esta experiência de colaboração com instituições relevantes da região centrar-se-á na apresentação de projecções regulares e no acesso a novos públicos no território português. Esta será a quinta edição do VFH, um encontro de entusiastas do cinema, jovens profissionais e um passo em frente na construção da identidade do Novo Leste.
O Visegrad Film Hub 5.0 decorrerá entre 27 de setembro e 1 de outubro de 2023 durante o 6º Festival Internacional de Cinema BEAST.
Parceiros do projeto
SPEKTRUM FILM FESTIVAL
www.spektrumfestiwal.pl
Desde o seu início, o SPEKTRUM tem sido um evento comunitário, um espaço para encontrar pessoas que amam e celebram o cinema. O filme aqui em Świdnica é um pretexto para sentimentos colectivos e partilha de emoções, é um gatilho que faz com que os espectadores encham as salas de cinema todos os anos, se tornem uma comunidade, chorem e riam juntos, discordem juntos, discutam... estejam juntos.
Institute of Documentary Film
www.dokweb.net
O Institute of Documentary Film (IDF) tem vindo a apoiar filmes documentais criativos da Europa Central e Oriental desde 2001. O IDF proporciona a cineastas emergentes e experientes formação, financiamento, networking e oportunidades de apresentação, ajuda-os a obter atenção internacional e co-produções, recompensa os projectos excepcionais com prémios e outras oportunidades e melhora a sua orientação no mercado internacional. O serviço promocional e prático do IDF inclui uma vasta gama de catálogos online e offline criados anualmente, a atualização de uma base de dados completa de documentários e profissionais da Europa Central e de Leste e um calendário de prazos importantes para os produtores, e a divulgação de notícias do mundo do documentário em geral através dokweb.net e das redes sociais.
TRAKT
www.trakt.sk
A TRAKT tem como objetivo promover a arte no maior número possível de grupos sociais através da organização de exposições, projecções, eventos culturais, espectáculos de teatro, simpósios, palestras, workshops, happenings e outros eventos semelhantes. A TRAKT é especializada em novos meios de comunicação, tecnologias digitais e numa vasta gama de meios de arte visual. A associação não tem a ambição de ser apenas uma alternativa para um grupo específico e restrito de pessoas, mas de oferecer experiências culturais e artísticas a pessoas com diferentes estilos de vida e visões do mundo.
BRNO16 International Film Festival
www.brno16.cz
O Brno16 é um dos mais antigos festivais de cinema da República Checa, com a sua 61.ª edição em 2020. O programa principal consiste num concurso de filmes de ficção com a única condição formal de ter até 30 minutos. O festival tem uma vasta experiência em conferências convidadas, exposições de arte, debates e workshops. O seu know-how nos domínios da animação e da educação é uma das razões pelas quais o Brno16 é uma combinação perfeita para o Hub. Sendo um festival de cinema próspero na República Checa, acumulou conhecimentos e profissionalismo ao longo dos anos.
Primanima
www.primanima.hu
A Primanima Ltd. é a operadora do Primanima World Festival of First Animation, um festival internacional e competição de primeiras animações em Budaörs, Hungria. O objetivo do festival é proporcionar uma plataforma e uma oportunidade para os jovens talentos da animação apresentarem as suas primeiras obras de arte, estabelecerem contactos profissionais e aderirem a redes internacionais. Neste sentido, o Primanima preenche uma lacuna não só na Hungria, mas também no panorama dos festivais europeus.
Disco Sailing
www.discosailing.com
A Disco Sailing foi fundada por três licenciados da Faculdade de Cinema e Televisão de Bratislava. O seu objetivo é desenvolver um ambiente saudável de curtas-metragens na Eslováquia, popularizar este formato através de diversas actividades de curadoria e distribuição alternativa, e apoiar o trabalho de cineastas emergentes. A Disco Sailing oferece o serviço de distribuição do festival, aconselhamento dramatúrgico e um vasto leque de actividades de consultoria relacionadas com curtas-metragens. A Disco Sailing organiza anualmente a versão eslovaca da iniciativa internacional The Shortest Day.
O projeto é cofinanciado pelos governos da República Checa, da Hungria, da Polónia e da Eslováquia através das subvenções Visegrad do Fundo Internacional de Visegrad - www.visegradfund.org. A missão do fundo é promover ideias para uma cooperação regional sustentável na Europa Central.

Primanima — Silhouettes
O panorama SILHOUETTES do Primanima no BEAST centra-se em curtas-metragens animadas experimentais, provocativas e controversas, subversivas e extraordinárias. Neste programa podes encontrar filmes da selecção oficial SILHOUETTES da edição de 10 anos do Primanima e também do nosso programa de Competição. O público pode assistir a uma exibição de filmes formal e tematicamente não convencionais inscritos no festival Primanima. Aqui está um grupo vibrante de curtas animadas para te encorajar a “arriscar”, “ultrapassar os limites”, “contemplar” e “ir mais além”.

Adeus
Visegrad Film Hub
Primanima

Nevoeiro de Repouso
Visegrad Film Hub
Primanima

Intermissão
Visegrad Film Hub
Primanima

Desordem
Visegrad Film Hub
Primanima

Password Para O *****
Visegrad Film Hub
Primanima

Margarita Dourada
Visegrad Film Hub
Primanima

Pensamentos Sobre O Meu Corpo
Visegrad Film Hub
Primanima

Eu E O Meu Rabo Gordo
Visegrad Film Hub
Primanima

The Raisin Prophecy: Ester Krumbachová
Em parte esquecida por muito tempo, ela foi a eminência cinzenta da Nova Onda do Cinema Checoslovaco. Ester Krumbachová (1923–1996), a argumentista, designer de produção, figurinista, autora e realizadora, colaborou em filmes essenciais da segunda metade dos anos 60. Apesar de cada filme ser feito por um realizador diferente, juntos partilham conceitos visuais abrangentes e atenção ao detalhe instigados por Ester Krumbachová. Depois da mudança do clima político da Checoslováquia na década de 1970, o seu nome foi colocado numa lista negra e o seu trabalho só voltaria a ser apreciado a partir de 1990, quando os filmes banidos voltaram ao cinema. A sua redescoberta foi apoiada pelo documentário In Search of Ester (2005) criado por Věra Chytilová. Acompanhando este documentário, o programa apresenta o trabalho de realização a solo de Krumbachová, The Murder of Mr. Devil (1970) – uma alegoria irónica sobre a relação entre homens e mulheres. Esta história faustiana virada de cabeça para baixo, escrita por uma voz feminina, é por vezes considerada o primeiro filme feminista checoslovaco.