Official Competition
Todos os anos, novas curtas e médias-metragens empolgantes concorrem aos prémios de Melhor Ficção (EAST WAVE), Melhor Documentário (EAST DOC), Melhor Animação (ANIMAEAST) e Melhor Curta Experimental (experimentalEAST).
A Competição Oficial apresenta obras de cineastas emergentes da Europa Central e de Leste, o que constitui o pilar da oferta do festival. Com cada edição, este programa de competição enriquece o BEAST IFF e a sua comunidade, introduzindo novas obras, novos rostos, através de uma seleção diversificada de estilo e forma. De visuais impressionantes a retratos sinceros, a Competição Oficial dá uma perspectiva sobre O Novo Leste, ao mesmo tempo que está no centro do nosso festival.
Jury for East Wave and East Doc
Heleen Gerritsen (Países Baixos) estudou línguas eslavas e economia em Amesterdão e São Petersburgo. Vive na Alemanha desde 2003. Em 2009, produziu o seu primeiro documentário de longa-metragem e fundou a sua própria empresa de produção cinematográfica, Serious Directions, juntamente com o produtor e realizador Sahand Zamani. De 2014 a 2016, foi diretora do festival europeu de documentários dokumentART, em Neubrandenburg. Desde outubro de 2017, Heleen está à frente do goEast – Festival de Cinema da Europa Central e Oriental, organizado pelo Instituto Alemão de Cinema (DFF).
Juliana Julieta (ela/eles, Portugal) é artista visual, trabalhando nos domínios da pintura e do cinema experimental. Trabalhando em película ou pintura a óleo (meios artesanais), JJ explora a fisicalidade sensível/orgânica dos materiais e processos, questionando uma relação tátil, sensorial, cumulativa e tátil, sensorial, cumulativa e fenomenológica na criação de imagens. Co-fundou a EARTHSEA (Porto), uma associação cultural formada em 2023, dedicada à promoção e divulgação da investigação artística interdisciplinar, centrada na intersecção entre ecologia e tecnologia, com actividades nas áreas das artes visuais, artes digitais, cinema e vídeo experimental. Membre do Laboratório da Torre (Porto) e Cave (Lisboa) e cofundadore do coletivo No Room, espaços geridos por artistas que trabalham com filme analógico e fotografia.
Tadeusz Strączek (Polónia) é o diretor do Festival Internacional de Cinema WATCH DOCS, organizado desde 2001 em Varsóvia e em toda a Polónia pela Fundação Helsínquia para os Direitos Humanos. Especialista em documentários cinematográficos de impacto social. Licenciado pelo Centro de Estudos Americanos e pelo Instituto de Filologia Inglesa da Universidade de Varsóvia, estudou também na Universidade Humboldt de Berlim e na Escola da Associação de Fotógrafos de Arte Polacos. Em 2014, foi curador da exposição de Rob Hornstra e Arnold Van Bruggen “The Sochi Project: An Atlas of War and Tourism in the Caucasus” no Centro de Arte Contemporânea Ujazdowski Castle.
Jury for experimentalEAST and AnimaEAST
Eugen Jebeleanu (Roménia) é realizador e ator de cinema e teatro. Os seus trabalhos foram programados em festivais na Roménia, Dinamarca, Alemanha, Moldávia ou França, e dirigiu peças no prestigiado Teatro Nacional de Estugarda e na Ópera de Lyon. “Poppy Field” é a sua primeira longa-metragem.Depois de concluir os seus estudos de representação na UNATC – Bucareste e o Mestrado em Realização e Dramaturgia em Paris, dedicou a sua atividade à realização de teatro, ópera e, mais recentemente, cinema. Em 2010, juntamente com o dramaturgo Yann Verburgh, fundou a “Company 28” e, mais tarde, a “Cie des Ogres” em 2017, colaborando nos últimos anos com os teatros mais importantes do país, incluindo os de Sibiu. Dirigiu também muitos espectáculos apresentados em palcos de França e da Alemanha. Em 2017, dirigiu a peça “Ogres”, um projeto que foi premiado pela Fédération d’Associations de Théâtre Populaire (FATP). Para o espetáculo “Itinerário. Um dia, o mundo mudará”, realizado em 2019, recebeu o prémio de melhor encenador na Gala dos Prémios UNITER. Colaborou com a Ópera de Lyon na peça “I Was Looking at the Ceiling and Then I Saw the Sky”, de John Adams. Em 2020, estreou-se como realizador de cinema com a longa-metragem “Poppy Field”, premiada no Festival TIFF 2021 como melhor realizador.
Jakub Spevák (Eslováquia) é escritor, argumentista e diretor de programação no Festival Internacional de Animação Fest Anča, na Eslováquia, onde tem sido curador desde 2021. Foi curador de programas de curtas-metragens de animação para festivais como o Animest ou o Annecy, o maior e mais prestigiado festival de animação do mundo. Como escritor, escreveu o seu romance de estreia “Po funuse”, que foi nomeado para o prémio literário eslovaco Anasoft Litera. Colaborou como argumentista e dramaturgo em várias curtas-metragens exibidas em diversos festivais internacionais. Atualmente, está a trabalhar em argumentos para duas longas-metragens e num novo livro.
Marika Agu (Estónia) trabalha atualmente como curadora e gestora de arquivos no Centro de Arte Contemporânea da Estónia. Além disso, é a curadora da 19ª Trienal de Gravura de Tallinn, a acontecer em 2025. A sua formação académica vem dos campos da semiótica e da teoria da arte, bem como da biblioteconomia. Os seus projectos orientados para o contexto caracterizam-se pela interdisciplinaridade, implicando a remistura como método para reenquadrar materiais negligenciados e sugerindo transferências simbólicas e materiais de diferentes áreas do conhecimento. Paralelamente à curadoria, tem vindo a publicar textos em meios de comunicação social estónios e internacionais, bem como a ensinar práticas criativas com instituições de memória para a Academia de Artes da Estónia. Desde 2021, é membro do conselho editorial da revista de arte contemporânea A Shade Colder.
Anima East
AnimaEast é uma seleção de cinema de animação que apresenta alguns dos melhores trabalhos de cineastas em ascensão da Europa Central e de Leste. Este programa reconhece a animação como um eficaz meio de contar histórias, apresentando um vasto panorama de curtas-metragens com diferentes visuais, formas de olhar e narrativas. Através de várias técnicas, estes filmes realçam o quão transcendental e versátil a animação pode ser.
Composição de experiências existentes
Anima East
Competição Oficial
Andorinhas
Anima East
Competição Oficial
A chuva do Leste
Anima East
Competição Oficial
Sapatos e cascos
Anima East
Competição Oficial
Um guarda de fronteira e o seu cão
Anima East
Competição Oficial
Borboleta
Anima East
Competição Oficial
Ervas daninhas
Anima East
Competição Oficial
East Wave
Os 5 títulos seleccionados para a Competição EAST WAVE de Curta e Média Metragem exploram temas como a vida, a morte, o crescimento e a confusão, reflectindo as diversas experiências da Europa de Leste e não só. Estes filmes, através das lentes de talentos emergentes, oferecem perspectivas profundas e estimulantes sobre realidades.
Experimental East
A seleção da competição Experiment East revela algumas das questões contemporâneas mais pertinentes, como o ambiente, o feminismo e a guerra. Através de seis filmes que abordam os temas de forma poética, recorrendo frequentemente a imagens de arquivo ou animação, a seleção oferece um vislumbre do forte imaginário da Europa de Leste. Levando a montagem de imagens e sons a diferentes propostas visuais, ritmos e tipos de imagens, na procura de novas criações cinemáticas, os filmes oferecem diferentes formas de trabalhar com o meio cinematográfico.
Pisei acidentalmente uma flor
Experimental East
Competição Oficial
Regra n.º 5: Acompanhe de perto o seu homem
Experimental East
Competição Oficial
Madwomen: ser um pardal e não um canário
Experimental East
Competição Oficial
Grandmamauntsistercat
Experimental East
Competição Oficial
No dossel, eu floresço
Experimental East
Competição Oficial
GUERRA : AR, TERRA, ÁGUA
Experimental East
Competição Oficial
East Doc
Através da competição EAST DOC para filmes de curta e média metragem documental, os trabalhos seleccionados constituem janelas nítidas para histórias reais e o tumultuoso Novo Este. Os 5 filmes selecionados são uma jornada entre a infância e a terceira idade, captando fragmentos de nostalgia e várias formas de expressar o amor e lidar com a perda. Os protagonistas partem de diferentes trajectos de vida, mas juntos moldam um sentido comum de melancolia e saudade, típicas do Leste.