Beast International Film Festival 25 — 29.09.2024

Screen Saver

Lutadores queer da Ucrânia

SYNOPSIS

SINOPSE

Antes da invasão russa em grande escala da Ucrânia em 2022, o coletivo subversivo Rebel Queers desafiava o mundo hetero normativo e patriarcal que tanto os sufocava, escrevendo nas paredes de Kyiv: “Queer Sex”, “Make Queer Punk Again” e “Be Queer, Do Crime, Hail Satan”, entre outros. A força motriz dos Rebel Queers é Angelika Ustymenko, um artiste e cineasta não-binária e neurodivergente. Quando o seu país e a sua comunidade foram atacados, decidiram documentar as experiências dos ucranianos queer em tempo de guerra. No primeiro aniversário da invasão em grande escala, Angelika iniciou uma nova fase do seu projeto de documentário, colaborando com a Huck Docs para recolher as reflexões dos soldados queer após um ano de guerra e alargando o enfoque de modo a incluir outras formas de resistência queer.

BIOGRAPHY

BIOGRAFIA

Angelika Ustymenko (elu/delu) é um artiste e ativista queer não binário. Em 2022, Angelika realizou um documentário sobre pessoas queer ucranianas durante a guerra. Recentemente, fez um novo documentário sobre pessoas queer no exército ucraniano, bem como uma curta-metragem de ficção Before Curfew. ‍

Alex King é editor sénior da Huck Magazine em Londres. É autor e realizador de documentários sobre questões humanitárias, ativismo e cultura alternativa. Anteriormente a viver em Atenas, escreveu para publicações internacionais como The Guardian, Dazed, Vice e Novara Media.

Queer Ukraine — Sunny Bunny
How to Care for Cosmos

Angelika Ustymenko, Alex King

Ucrânia, Reino Unido

2023

DOC.

30

EN