Beast International Film Festival 25 — 29.09.2024

Screen Saver

COMITÉ DE SELECÇÃO BEAST 2024

Ana Martins (Portugal) é investigadora doutoranda do i2ADS, na qualidade de bolseira da FCT (2022.12105.BD). Frequenta o Doutoramento em Artes Plásticas da FBAUP, tendo concluído o Mestrado em Estudos de Arte pela mesma instituição. Licenciada em Cinema pela ESTC do IPL e em Gestão do Património pela ESE do IPP. Foi investigadora no Projeto CHIC apoiando na integração de filmes de artista no PNC e na criação de conteúdos para o Catálogo Online de Filmes e Vídeos de Artistas Portugueses da FBAUP. Atualmente, desenvolve o seu projeto de investigação: Arte Cinemática: Instalação e Imagens em Movimento em Portugal (1990-2010).

Andrei Alecsandru (Roménia) é um artista visual multidisciplinar com formação na área Gráfica, que atua nos campos da gravura, gráficos experimentais e produção de papel, vídeo-arte, som e processos fotográficos alternativos, entre outros. Atualmente é professor de Artes Gráficas, curador e designer gráfico a tempo parcial. Faz parte de várias equipas de projetos culturais, desde artes visuais, performance e cinema.

Bianca Stanea (Roménia) é uma gestora cultural e artista que trabalha no OKNA – Espaço Cultural e no BEAST – Festival Internacional de Cinema. Divide o seu tempo entre o Porto, Berlim e Bucareste, trabalhando principalmente na produção de eventos. Entre os seus maiores interesses estão o cinema documental e as artes visuais como formas de captar questões sociais.

Cátia Rodrigues (Portugal). Programadora e crítica de cinema. É doutoranda em Estudos Artísticos na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa. Em 2020, licenciou-se em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e, em 2024, como bolseira do IFILNOVA, obteve o grau de Mestre em Estética e Estudos Artísticos na FCSH, onde defendeu a tese “O gesto de mostrar em Abbas Kiarostami. Uma análise a partir de Wittgenstein e Agamben”. É programadora de cinema do Curtas Vila do Conde IFF e do BEAST IFF e, desde 2021, é também curadora da Mostra de Primeiras Curtas na Livraria Térmita no Porto. É membro do conselho editorial da revista La Furia Umana e crítica de cinema do À Pala de Walsh. Foi editora do CINEblog IFILNOVA.

Ema Lavrador (Portugal) é uma artista e investigadora sediada no Porto. É licenciada em Som e Imagem e mestre em Animação por Computador pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. Tanto na sua investigação como na sua prática artística explora diferentes meios, trabalhando sobretudo com fotografia, live-action e cinema de animação.

Leander Meresaar (Estónia) é animador e realizador de filmes.

Rita Marinho (Portugal) é curadora e produtora de eventos culturais. Tem uma licenciatura em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e é mestre pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Estudos de Arte – Estudos Museológicos e Curadoriais. Em 2018/2019 realizou um estágio no Museu da FBAUP onde desempenhou funções de curadoria e montagem de exposições, assim como de investigação da própria coleção do Museu, cujo estudo se focou nas artistas que a integram. As suas áreas de estudo incidem sobretudo na relação de minorias sociais (especificamente mulheres e membros da comunidade LGBTQ+) com os campos da produção artística, história da arte e curadoria de exposições.

Xu Moru (China/Portugal) é amante de caminhadas e de nadar, com um interesse especial pelo tédio. Os seus trabalhos emergem no espaço interdisciplinar da instalação, performance, vídeo, fotografia, arte conceptual e prática social. Criou um corpo de trabalho diversificado que explora a urbanidade por via de jogos de caminhada. Atualmente é directora da residência artística De Liceiras 18 (@deliceiras_18) no Porto, Portugal.